quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

História sobre o surgimento da comunidade Barreira do Vasco.


  Barreira do Vasco é uma comunidade pertencente ao bairro Vasco da Gama, que leva este nome em homenagem ao tradicional clube carioca, Clube de Regatas Vasco da Gama.
A criação desse bairro ocorreu a partir do Projeto de Lei 425/97 apresentado pelo vereador Áureo Ameno, conhecido jornalista e torcedor do Vasco da Gama.O projeto foi sancionado pelo Prefeito César Maia em 08 de setembro de 1998.
A Criação desse bairro, não significou o seu desligamento do tradicional bairro de São Cristóvão, mas sim uma subdivisão dele, estando atrelado à área da AP.1, VII região administrativa.
A Barreira do Vasco é muito conhecida por ser bem próxima ao Estádio de São Januário, sede do Clube de Regatas Vasco da Gama e próximo ao pavilhão, onde está localizado o Centro Cultural de Tradições Nordestinas, a popular Feira de São Cristóvão.
Existe na comunidade uma unidade da Fundação Leão XIII, cuja história na comunidade remonta à época da redemocratização do Pais   em  1946.
Com as eleições desse ano, o Partido Comunista Brasileiro se tornou uma força política majoritária. Esse fato mobilizou vários setores da sociedade carioca, especialmente a Igreja Católica, que propôs às autoridades federais a criação de uma Fundação que atuasse nas áreas de favelas.
Foi criada então a Fundação Leão XIII em 1947, presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom José Távora e se dividia em vários departamentos: serviço social, engenharia, saúde e administração, com o objetivo de desenvolver uma ampla assistência aos habitantes das grandes favelas do Rio de Janeiro.
Contando com forte apoio institucional do Estado e da Igreja Católica, a fundação baseou  seu trabalho na instalação de Centros de Ação Social (CAS), nas próprias favelas, onde eram prestados serviços de saúde, serviço social, recreação, jogos e educação popular. Além desses serviços, o Serviço Social do Grupo deveria constituir Associações de Moradores, que posteriormente permaneceriam sob tutela da fundação.
Entretanto, o principal objetivo da Fundação era o desenvolvimento de um trabalho político-assistencial junto às comunidades, após a constatação de que as grandes favelas dos morros cariocas, assim como das baixadas e periferia, e dos subúrbios, poderiam se transformar em redutos eleitorais do Partido Comunista do Brasil.
Entre 1947 e 1954 trabalhou em 34 favelas cariocas, melhorando e repartindo bicas de água, aumentando a rede de esgoto, as ruas e caminhos de acesso a essas favelas. Além disso, urbanizou a Favela Barreira do Vasco (1948/1950).
A comunidade Barreira do Vasco, surgiu com a construção de um grupo de casas da Fundação Leão XIII, vilas proletárias criadas para abrigar temporariamente famílias removidas de favelas localizadas na zona sul da cidade, principalmente no governo Vargas. Algumas desapareceram outras se mesclaram as favelas anexas desaparecendo.
As mesmas estavam localizadas ao lado de uma barreira, esta mesma barreira serviu para que o terreno onde estas casas estavam localizadas, fosse ampliado, pois este terreno era constituído em sua maioria por mangue.Foi a partir daí que surgiu o nome Barreira do Vasco.
Com o aterramento deste mangue, foram surgindo novas moradias, às quais eram construídas por migrantes nordestinos.
Esta comunidade em meados de 1950, era considerada uma das cinco maiores comunidades da zona norte em população.








           

Nenhum comentário:

Postar um comentário